Alimentação, Corpo

Os quatro pós brancos que podem levar o ser humano à morte

5 de fevereiro de 2018

O sal, o açúcar e a farinha refinada, junto com a cocaína, são amplamente conhecidos como os quatro pós brancos que podem levar o ser humano à morte. Pode soar curioso à primeira vista que ingredientes culinários estejam inseridos no mesmo grupo que uma droga, contudo, especialistas garantem que todos os quatro itens são extremamente prejudiciais à nossa saúde.

A presença da cocaína entre os quatro pós brancos nos alerta para o quão grave a ingestão em excesso de sal, açúcar e farinha refinada pode ser para o nosso corpo. Afinal, os três ingredientes são facilmente acessíveis em qualquer supermercado e costumam estar presente nas nossas refeições com regularidade.

A preocupação é tanta que o governo tem discutido com fabricantes de alimentos acordos para reduzir a quantidade de açúcar em alimentos processados assim como vem sendo feito com o sal (sódio), em etapas, desde 2011.

A nutricionista Maristela de Castro Lopes destaca, em seu blog, que o consumo diário dos três pós brancos alimentícios em excesso causa diversas doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, dislipidemia de triglicerídeos (presença de níveis elevados de gorduras no sangue) e hipertensão.

Por que os pós brancos fazem mal

Sal (sódio)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, quando muito sódio passeia pelo corpo, um dos primeiros efeitos é a retenção de água e um aumento no volume de sangue circulante. Com isso, aumenta a pressão na parede dos vasos, pois as artérias não estão acostumadas a abrir passagem para tanto líquido. Com o tempo, a pressão alta pode danificar as artérias dos órgãos vitais, como coração, cérebro e rins, ocasionando risco de infarto, derrame e insuficiência renal crônica.

Açúcar simples (sacarose)

Resultado de processos químicos a partir da cana, a sacarose é rapidamente convertida em glicose pelo nosso sangue, explica a nutricionista Maristela Lopes. Os efeitos disso são os aumentos na taxa de açúcar no sangue e na produção e liberação de insulina. Com isso, há aumento do acúmulo de gordura, da incidência de cáries e inflamações na gengiva, relacionados a diversos tipos de câncer, osteoporose, entre outras doenças. Os picos glicêmicos que ocorrem quando há ingestão de açúcar dão uma sensação de prazer e buscamos repetir a dose, explica reportagem no site Bem Estar. Porém, quanto mais acontecem esses picos, maiores as chances de obesidade, diabetes, infartos e até doenças como depressão e demência.

Farinha refinada

Por ser um alimento processado, perde muitas de suas vitaminas e propriedades nutricionais. O grão de cereal esmagado é mais rapidamente digerido pelo organismo e, consequentemente, provoca subida de açúcar no sangue, aumentando os níveis de insulina, diz a Clínica MeiHua. Além disso, o trigo é, na alimentação, um dos maiores responsáveis por alergias e intolerâncias alimentares, sendo que muitos especialistas apontam como grande responsável o excesso de glúten existente nas atuais variedades de trigo.

You Might Also Like

Quero receber notificações: