Corpo, Saúde

Respirar corretamente é sinônimo de saúde para o corpo e a mente

16 de agosto de 2017

“Inspire, expire e conte até dez”. Quem nunca ouviu tal conselho para lidar ante situações de estresse ou nervosismo? O poder da respiração para acalmar os pensamentos é popularmente disseminado, mas a recomendação tem um fundamento científico. Respirar corretamente é sinônimo de saúde para o corpo e a mente, aumentando a resistência imunológica e aliviando doenças mentais.

A importância de respirar corretamente

Todos sabemos que precisamos de ar, água e alimentos para nos mantermos vivos. Contudo, desses três itens, o único que fazemos de forma automática é respirar. A consequência disso é que praticamente não prestamos atenção na nossa respiração ou sequer nos damos conta que estamos respirando, explica Marcos Netter, em seu livro “Respiração: poder mental”.

Só nos damos conta da respiração quando sofremos de algum problema respiratório que nos imponha restrição ou dificuldade. “Embora você com certeza tenha controle sobre sua respiração, não precisa estar consciente do ato de respirar para que o processo aconteça”, salienta, acrescentando que, por conta de ser um processo automático, muitos de nós respiramos de forma incorreta. “Respirar corretamente é sinônimo de uma saúde melhor e de maior resistência aos microorganismos responsáveis por doenças”, reforça.

Respiração agitada e o estresse

No dia a dia apressado, muitas vezes respiramos de forma agitada, enviando quantidades insuficientes de oxigênio para os pulmões em ritmos mais rápidos. “Vários fatores levam à respiração incorreta, como postura, obesidade, roupas muito apertadas e o estresse, tão presente em nossas vidas e responsável pelo respirar entrecortado”, afirma.

De acordo com a organização internacional Arte de Viver, que difunde mundo afora técnicas de respiração e meditação, o estresse causa muitos efeitos no nosso corpo, como dores de cabeça, problemas digestivos, dores no corpo e cansaço.

O estresse também afeta nosso cérebro, diz a entidade, impactando nossa capacidade de manter o foco e a concentração, além de limitar nossa habilidade de nos conectar com amigos, afetando relacionamentos.

“O cérebro usa células chamadas neurotransmissores para se comunicar. Sob estresse o hormônio chamado cortisol é liberado no organismo, inibindo a função dos neurotransmissores, dificultando a comunicação das células do cérebro. Isso dificulta pensar claramente, motivo pelo qual ficamos confusos em crises ou situações estressantes”, explica um vídeo produzido pela Arte de Viver para explicar os efeitos da respiração no nosso organismo. O cortisol, que é o hormônio do estresse, também provoca uma reação química que diretamente mata as células do cérebro (os neurônios).

Respiração faz mente relaxar

A respiração é poderosa ferramenta que temos para “forçar” a mente a relaxar – isso porque simplesmente “pensar” e mandar nossa mente a ficar quieta não resolve – e todos sabemos disso pela prática, não é mesmo?

Segundo a entidade, há uma ligação direta entre a respiração e as emoções. “Podemos influenciar as nossas emoções com a respiração. Em vez de nos deixar levar por nossas emoções, podemos transformá-las através de técnicas específicas de respiração.” De acordo com a entidade, o nível do hormônio do estresse, o cortisol, é menor em praticantes da técnica de respiração Sudarshan Kria Yoga, por exemplo (que é ensinada pela entidade).

Há inúmeras técnicas de respiração que podem ser facilmente encontradas pela internet e em aplicativos no celular. Todas estão relacionadas a respirar profunda e pausadamente por alguns minutos, diariamente.

Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai faz a respiração pausada diariamente, durante sua meditação. O primeiro passo para começar a meditar, diz, é respirar. “Depois que eu repeti umas 40 vezes a respiração, já oxigenou bem o cérebro e os pensamentos começam a se dissipar”, explica.

A respiração ajuda a reduzir o estresse, ansiedade, resolver problemas, melhora a concentração e nos ajuda a lidar com questões complexas. Também aumenta o bem-estar e as emoções positivas. Entre os benefícios físicos, ajuda a reduzir o colesterol e aumentar a imunidade, pois estimula o sistema imunológico, diz a Arte de Viver.

O primeiro passo para quem quer começar a sentir todos esses benefícios é tão simples como… respirar. Contudo, exige disciplina e força de vontade. Afinal, como disse Buda, toda grande caminhada começa com um simples passo”.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: