Filosofia, Mente

Por que é importante cuidar de você em primeiro lugar

15 de janeiro de 2018

Você já se pegou buscando satisfazer os desejos dos outros em primeiro lugar, esquecendo de cuidar de si próprio? Diferente do que pode parecer, pensar em si não significa egoísmo, mas sim amor próprio. Além do mais, quanto mais prestamos atenção às próprias necessidades, mais estamos aptos a dar o nosso melhor às pessoas que amamos.

Cuidar de si não é egoísmo

“No avião, a recomendação em caso de precisar usar a máscara de oxigênio é colocá-la primeiro em nós mesmos, e depois nas crianças ou pessoas ao nosso lado”, salienta Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai <link texto institucional>. “Isso acontece porque precisamos estar bem para ter capacidade de auxiliar os demais.”

Reconhecer a necessidade de olhar para si próprio é o ponto que norteia Tagawa ao desenvolver a Filosofia do Bonsai: práticas que segue diariamente para manter o próprio equilíbrio e viver melhor, buscando olhar para o corpo, a mente e a alma.

Quando não olhamos para nós mesmos, corremos o risco de negligenciar necessidades cruciais que, no acumular do tempo, podem ser potencializadas em doenças e elevados níveis de estresse e descontentamento.

Como cuidar de si em primeiro lugar

Entre as principais atividades rotineiras que faz para cuidar de si estão a prática da meditação, rituais diários, atividades físicas e cuidado com a alimentação. Com todos esses passos, ele afirma que se sente melhor consigo mesmo e mais preparado para encarar os desafios do dia a dia.

Contudo, as respostas de como agradar a si mesmo é algo que somente cada um de nós pode responder. Afinal, somos diferentes e nossas necessidades também. É por isso que cuidar de si exige, ainda, uma alta dose de autoconhecimento. Precisamos conhecer bem quais são as nossas necessidades, o que o nosso corpo, mente e alma pedem diariamente, para que estejamos aptos a atendê-las.

Ter alguns minutos em silêncio consigo próprio para se escutar pode ajudar nessa tarefa. Que tal responder pela manhã: do que eu preciso hoje? O que posso fazer por mim para atender essa necessidade?

A resposta pode ser mais simples do que imaginamos: pode ser a vontade de ficar só por um tempo, de praticar alguma atividade física ou de tirar um tempo para descansar. Muitas vezes nos privamos do sono em busca de cumprir uma agenda repleta de compromissos e esquecemos de recarregar as energias.

Acolha a si mesmo

“O cuidado de si implica, em primeiríssimo lugar, acolher-se a si mesmo, assim como se é com suas aptidões e seus limites”, diz o teólogo e escritor Leornado Boff, em artigo publicado no seu blog.

O teólogo nos lembra que juntamente com aquilo que de fato somos, existe também aquilo que potencialmente podemos ser. Cabe a nós elaborarmos as maneiras de desfrutar deste potencial – que pode ser real.

Cuidar de si mesmo é amar-se, acolher-se, reconhecer sua vulnerabilidade, poder chorar, saber perdoar-se e perdoar, salienta Boff. Nessa jornada é importante, ainda, desenvolver a resiliência, que é a capacidade de dar a volta por cima e aprender com erros e contradições. “Escrevemos direito apesar das linhas tortas”, sugere.

You Might Also Like

Quero receber notificações: