Alma, Propósito

Frases que nos inspiram a tomar coragem para seguir o caminho do coração

30 de agosto de 2017

Por Gabriela Gasparin

“Numa terra de fugitivos, aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo”, diz disseminada máxima do poeta inglês T. S. Eliot. Frase com significado muito semelhante é de autoria de outro poeta, o polonês Stanislaw Jerzy Lec: “para chegar à fonte, é preciso nadar contra a corrente”. As imagens transmitidas pelas palavras desses sábios pensadores nos inspiram a tomar coragem para seguir o caminho do coração.

Dê o primeiro passo rumo ao caminho do coração

Caso as duas frases ainda não tenham servido de inspiração para você dar agora o primeiro passo rumo ao que sempre sonhou, outra dica é imaginar as seguintes cenas: é um dia de muito calor e você está finalmente chegando embaixo de uma energética cachoeira, após o esforço de ter nadado contra a correnteza. Ou: você está se despedindo de uma empresa, grupo ou comunidade da qual participava, mas sente que aquele lugar não te pertence mais.

Qual sensação você sentiu? Liberdade, alívio, felicidade e alegria são respostas possíveis. Contudo, todos sabemos que outras sensações muito diferentes podem estar impedindo a ação: medo, insegurança, sofrimento, abdicação e dor, por exemplo.

No caminho a toda conquista ou vitória, há sempre um esforço ou dificuldade a ser vencida e superada. Contudo, estudiosos e especialistas asseguram que mais vale arriscar-se do que viver na frustração.

Comece a voar

Vencer o medo é o primeiro passo a ser dado. Um trecho de autoria do escritor francês Guilherme Apollinaire diz: “nós os conduzimos até a borda e pedimos que voassem. Eles não arredaram o pé. Voem, dissemos. Eles não se mexeram. Nós os empurramos para o abismo. E eles voaram.”

Temos medo de não conseguir, de sofrer e de passar por dificuldades. Tememos até o que os outros vão pensar de nós caso comecemos a fazer o que realmente queremos. Enquanto isso, ficamos no campo do desejo e não partimos para a ação. E por isso que uma característica importantíssima precisa estar presente em nós para que possamos “pular no abismo e começar a voar”: o otimismo e a crença de que tudo dará certo.

O filósofo alemão Goethe nos faz refletir que quando caminhamos rumo ao caminho do coração, coisas inimagináveis acontecem para a nossa realização:

“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a Providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e ajuda que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. Se você é capaz de sonhar, então já é capaz de realizar. A coragem contém em si mesma genialidade, poder e magia. Comece agora.”

‘Não confunda derrota com fracasso’

Ao adentrarmos o caminho do coração, temos que ter consciência, contudo, de que coisas podem dar errado. Nessas horas, ter resiliência é fundamental.

O filósofo Mário Sérgio Cortella, em entrevista à rádio CBN durante as Olimpíadas de 2016, falou sobre a capacidade dos atletas de não temerem a derrota. “Não confunda derrota com a ideia de fracasso. Uma pessoa não fracassa quando ela é derrotada, ela fracassa quando desiste após ser derrotada”, ressaltou.

De acordo com Cortella, só conseguimos a capacidade de equilíbrio naquilo que pratica quando admite que, vez ou outra, é tirada do caminho da vitória. “O fracasso existe quando você desiste sem tentar de novo. A derrota ela faz parte, não é a coisa mais gostosa, mas é um componente da vida.”

 

*Gabriela Gasparin é jornalista, escritora e autora do livro “Vidaria, uma coletânea de sentidos da vida”. É também criadora do blog Vidaria

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: