Autodesenvolvimento, Mente

Diário das três bênçãos: exercite a gratidão no dia a dia e estimule pensamentos positivos

24 de agosto de 2017

Por Gabriela Gasparin

A palavra “gratidão” está na moda nos dias atuais – sendo muitas vezes substituída pelo tradicional “obrigado ou obrigada”. Ao ouvi-la com frequência, desperta em nós o desejo, ou ao menos a curiosidade, sobre como seria exercitar a gratidão no dia a dia. Afinal, não basta apenas externalizar uma palavra a esmo sem estar interiormente grato. Existe um exercício simples chamado “Diário das três bênçãos” que, se realizado todos os dias, promete nos levar a uma verdadeira mudança interior – abrindo espaço na nossa mente para o agradecimento.

Como exercitar a gratidão no dia a dia

Apesar de a palavra gratidão estar em voga nos dias atuais, os benefícios de praticá-la, como todos sabemos, não são nenhuma novidade. “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, já dizia o filósofo grego Epicuro.

Especialistas afirmam que a prática do “Diário das três bênçãos”, um exercício da Psicologia Positiva, tem base científica comprovada e é verdadeiramente eficaz ao trazer bem-estar aos praticantes, aliviando irritação, mau humor e proporcionando pensamentos otimistas e positivos.

De acordo neurocientista Pedro Calabrez, é cientificamente comprovado que a mente humana é mais voltada para o lado negativo do que positivo. Por conta disso, precisamos exercitar o lado otimista dos pensamentos para que os pessimistas não nos consumam – assim como um músculo que fica flácido se não é utilizado.

“É fácil você perceber como a dor de perder mil reais é maior do que o prazer de ganhar mil reais. Curiosamente, a gente sabe que é a mesma coisa, mas a dor é maior”, afirmou Calabrez, em entrevista à rádio CBN.

Pratique o Diário das Três Bênçãos

O Diário das Três Bênçãos é um exercício simples e rápido para ser feito diariamente antes de dormir, explica Calabrez. É importante que seja um ritual diário, para que a mente se acostume a pensar nas coisas boas todos os dias. Aliás, o exercício funciona muito bem se combinado com o ritual matinal de intenções proposto pela Filosofia do Bonsai – saiba como fazer um ritual matinal aqui.

Passo a passo:

1 – À noite, antes de dormir, anote em um caderninho ou no computador três coisas que aconteceram de positivo durante o seu dia. Não é necessário que sejam coisas mirabolantes ou excepcionais, podem ser coisas boas, mas simples. Por exemplo: “recebi uma mensagem de WhatsApp que me fez bem”; “minha esposa ou marido (ou parceiro/a) me trouxe um sorvete favorito na volta do trabalho”; “chegou uma compra que fiz pela internet de algo que eu queria ou precisava muito”.

2 – Ao lado dos itens, escreva “por que são coisas positivas” ou “por que elas aconteceram”. Por exemplo: “a mensagem de WhatsApp era de um amigo/a que eu estava com saudade e ele/a lembrou de mim”; “minha esposa (marido ou parceiro/a) mesmo cansada após um dia de trabalho ainda se preocupa em me agradar” ou “ele/ela me trouxe o sorvete porque eu lembrei de pedir para trazer pois eu queria”; “é muito bom eu ter o livro que eu comprei em mãos, pois agora posso lê-lo e isso me fará bem”.

3 – Faça isso diariamente e avalie os efeitos positivos da prática. Perceba como você se sente após fazer a anotação das coisas boas que aconteceram e se isso provocou uma sensação boa, de bem-estar.

A intenção é que o exercício se torne um hábito diário. “Depois de um mês prometo que você vai se sentir um pouco melhor. Você vai estar treinando e forçando a sua cabeça a olhar paras coisas positivas que acontecem e fugir um pouco da negatividade”, garante Calabrez.

* Gabriela Gasparin é jornalista, escritora e autora do livro “Vidaria, uma coletânea de sentidos da vida”. É também criadora do blog Vidaria

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