Autodesenvolvimento, Mente

Cuidar do corpo, mente e alma reflete em uma vida próspera

21 de junho de 2017

Quando vemos um bonsai com uma copa bonita, modelada e folhagem robusta, logo concluímos que a pequena árvore está sendo muito bem cuidada, não é verdade? Ficamos ainda mais surpresos quando há flores ou frutinhas, o que varia de acordo com a espécie e época do ano. Em uma analogia com as nossas vidas, na Filosofia do Bonsai a copa representa nossa missão e prosperidade; é o reflexo do cuidado que temos com nosso corpo, mente e alma.

 

O significado da copa na Filosofia do Bonsai

A copa de um bonsai revela a saúde e robustez da árvore. Mas não apenas isso: a folhagem é responsável pela absorção da luz do sol, processo indispensável para a fotossíntese e, consequentemente, para a manutenção da sua vida.

Na Filosofia do Bonsai, a copa representa o resultado de tudo o que foi e está sendo plantado e trabalhado em nossa existência. Isso ocorre em harmonia com os outros dois pilares da filosofia, que são a raiz e o tronco .

Assim como o bonsai precisa ter raízes profundas para absorver a energia do sol, água do solo e fazer o processo de fotossíntese, nós também precisamos estar preparados para atuar no mundo de acordo com nossas próprias crenças e valores, vivendo com equilíbrio e adquirindo a prosperidade com relação ao que buscamos – processo que deve ocorrer de dentro para fora, e não ao contrário.

“Muitas vezes, as pessoas relacionam a prosperidade ao sucesso, a ter todo o dinheiro do mundo. Mas a prosperidade na Filosofia do Bonsai não está atrelada a isso. Ter muito dinheiro também pode gerar uma crise de transformação se a pessoa não souber lidar com a situação”, avalia o empresário e publicitário Alexandre Tagawa, idealizador da filosofia.

 

Fases de renovação

Mas a copa do bonsai não precisa estar sempre cheia de folhas, flores ou frutos – assim como na vida não estamos sempre belos, saudáveis e certos do que queremos. Em um ciclo contínuo de renovação, muitas espécies das pequenas árvores perdem as folhas perto do inverno. Esse processo simboliza a possibilidade de renovação a cada fase da vida.

Assim como a copa do bonsai se renova periodicamente, na vida temos de estar cientes que períodos de transição e renovação são essenciais para nossa evolução.

“Então o conceito do bonsai é atingir a plenitude em diversas maneiras de existência, que pode estar acontecendo sem folhas”, avalia Tagawa. Em momentos de dificuldade e transição é necessário estarmos preparados mental e fisicamente. Com isso, conseguimos ter o foco necessário para avaliarmos possibilidades de novos caminhos.

“Se em algum momento você fica sem trabalho, essa situação pode ser aceita com plenitude, porque é uma preparação para o novo. É um momento em que você pode se resgatar, voltar para a sua raiz e tronco e refletir: o que está faltando aqui? Assim, quando a árvore florescer novamente, você estará mais forte”, sugere.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: