Atividade Física, Corpo

Conheça os benefícios de andar de bicicleta e traga equilíbrio para o dia a dia

13 de junho de 2017

São inúmeros os benefícios que andar de bicicleta proporciona para o corpo e a mente. A prática tem ganhado cada vez mais adeptos nas grandes cidades. Além de fazer bem para a saúde, é um meio de transporte econômico e de baixo impacto ambiental. Tais resultados estão completamente alinhados à Filosofia do Bonsai, que visa uma vida simplificada, com qualidade e sem excessos.

 

Benefícios de andar de bicicleta

O deslocamento em grandes cidades costuma ser estressante. Congestionamento, buzinas, ônibus, trens e metrôs lotados fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Tal realidade tem feito com que muitos começassem a olhar para a bicicleta como um meio de transporte alternativo em meio ao caos urbano.

Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai, trocou o carro pela bicicleta. Ele não aguentava mais o estresse e horas perdidas no trânsito de São Paulo. Foi quando lembrou da época em que trabalhou no Japão, aos 17 anos, e recebeu uma bicicleta da fábrica. “Eu ia trabalhar de bicicleta, fazer compras de bicicleta. Quando eu ia até Tóquio, deixava a bicicleta na estação do trem e quando voltava ela continuava lá. Era uma dinâmica muito legal e pensei, será que consigo fazer o mesmo aqui em São Paulo?”

Ele fez um teste: deixou o carro parado na garagem por 30 dias, período em que se locomoveu apenas de bike, transporte público ou com o uso de aplicativos (como Uber e Cabify). Deu certo. Por ser casado, a família tinha dois carros, um dele e outro de sua esposa. Ele vendeu o dele e passou a usar a bicicleta para ir trabalhar, levar e buscar a filha na escola, entre outras atividades.

Mudança de vida

Além da economia com combustível e impostos, Tagawa ganhou tempo, sente-se mais saudável, menos estressado e ainda vê a cidade de outra perspectiva. “Conheci a costureira que hoje arruma as minhas roupas. Posso parar no meio do caminho e tomar uma água de coco. Dar bom dia para as pessoas e conhecer melhor o bairro.” Sente-se vitorioso porque conseguiu desapegar do “carro dos sonhos” e hoje, se precisa dirigir, é um motorista mais consciente.

O advogado e administrador de empresas Marcelo Lacerda, de 56 anos, acompanha a página da Filosofia do Bonsai no Facebook e comentou que está em um processo de mudança de vida e também trocou o carro pela bicicleta. No final do ano passado ele saiu do emprego para passar um período sabático e vendeu o carro. Tem andado apenas de bicicleta, transporte público e aplicativos.

Marcelo disse que sente uma relação completamente diferente com a cidade. Uma mudança para melhor. “Quanto ao custo, é muito mais barato que um carro. Também ajuda bastante na parte física”, afirmou. Disse, porém, que há desvantagens em pedalar por São Paulo: como poucas opções de vias de bicicletas na cidade. “Se você sai da ciclovia e cai na rua é perigoso”.

 

Pedalar de acordo com a possibilidade

É claro que trocar o carro pela bicicleta ou até mesmo usá-la como o principal meio de transporte pode não ser possível para todos, já que muitas pessoas moram muito longe do trabalho – e aí realmente o transporte público ou o carro é a única opção.

Nesses casos, porém, pedalar é uma alternativa econômica e saudável de lazer aos finais de semana. A bike promove a interação entre amigos e familiares e proporciona a gostosa sensação de liberdade e vento na cara. É um pequeno passo que pode, aos poucos, promover a redução do estresse e, quem sabe, virar um hobby saudável.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: