Autodesenvolvimento, Mente

Como desenvolver a resiliência para alcançar metas e objetivos

18 de julho de 2017

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”. A frase, do filósofo grego Epícuro, nos estimula a ter força e persistir nos momentos difíceis da vida, ou seja, a sermos resilientes. Tal característica não é fácil de ser alcançada, mas desenvolver a resiliência é essencial para todos os que desejam vencer obstáculos e atingir objetivos de longo prazo.

Como desenvolver a resiliência

Na física, resiliência é a propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Adaptado às nossas vidas, o termo representa nossa capacidade de recuperação ante os desafios da vida.

Ser uma pessoa resiliente é conseguir enfrentar obstáculos, mudanças e situações imprevistas sem perder a esperança ou se desesperar – ou seja, não se deixar derrotar ante as adversidades. É passar por desafios com dignidade, absorvendo os aprendizados, e ter capacidade de recomeçar ou se reerguer. Mas como desenvolver tal habilidade?

Cuide do corpo e da mente

Cuidar do corpo e da mente é uma forma de manter o equilíbrio e estar preparado para agir com maturidade na hora em que surgir um grande problema. Outro ponto é conhecer a si mesmo e saber quais são suas crenças, valores e objetivos. Estar certo de onde se quer chegar é um estímulo e tanto para manter-se firme e não desistir logo no primeiro desafio.

Dentro da Filosofia do Bonsai, uma maneira de praticar o autoconhecimento é por meio da meditação, da prática de rituais diários e da busca por conhecimento (como leituras, terapias ou conversas). Conhecer as próprias raízes também é de extrema importância: conhecer a própria essência e do que somos capazes nos dá segurança e confiança para seguirmos adiante, mesmo quando tudo der errado.

Aprenda com os erros

“A resiliência é um grande motivador. Durante a vida toda eu tive que praticar resiliência, mesmo não tendo conhecimento da palavra, porque são tantas adversidades, você tem que mudar tantas vezes de direção que se você não tem resiliência, você quebra”, afirma o empresário Alexandre Tagawa, idealizador da filosofia.

Empreendedor desde os 20 anos, ele já fechou negócios por inexperiência ou problemas de gestão. Tagawa revela que, no passado, agia muito por impulso. Primeiro aceitava os desafios para depois pensar como iria resolvê-los.

Foi “batendo cabeça” que o empresário aprendeu a ter resiliência, persistência, e a reerguer-se a cada queda. Nesse sentido, a prática da Filosofia do Bonsai o ajudou a manter-se equilibrado internamente e a ter força para recomeçar quando necessário.

Assim como um elástico consegue voltar ao normal após ser esticado, nós também temos tal capacidade; basta estarmos preparados para aguentar sermos “esticados” com firmeza. Ao voltarmos ao nosso estado natural, conseguimos entender o que ficou do movimento.

“É que nem em um tsunami: você consegue avaliar o tsunami quando ele está no seu auge? Não dá. Você tem que esperar a água baixar para ver o estrago que foi feito. Aí você entende o que pode fazer. Não dá para agir com a água cobrindo tudo”, avalia Tagawa.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: