Mente, Vida Profissional

Com equilíbrio e planejamento, negócio sai de status ‘quebrado’ para ‘lucrativo’

8 de agosto de 2017

Abrir o próprio negócio exige planejamento e organização financeira. É o que o empresário Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai, aprendeu com os erros do passado. São dicas óbvias, mas ele “bateu muito a cabeça” até computar o aprendizado. E garante: focar no longo prazo, ter paciência e equilíbrio faz toda a diferença.

Recentemente Tagawa teve a chance de dividir o conhecimento com um jovem familiar que se desequilibrou ao empreender. Neste post compartilhamos a história de Maurício Tagawa, dono do restaurante de comida japonesa Sangawa.

Maurício quase colocou tudo a perder, mas conseguiu se reerguer e está organizando as finanças com as dicas que recebeu do primo Alexandre inspiradas na Filosofia do Bonsai. “Eles estavam quebrados e agora o negócio está saudável já”, afirma Alexandre, explicando que em três meses foi possível reverter o negócio do status “quebrado” para “lucrativo”.

Sonho de ter o próprio negócio

Formado em administração, Maurício, de 31 anos, trabalhou desde cedo com o pai no comércio de comida japonesa – seu pai comercializa os alimentos em feiras e eventos. A experiência fez ele gostar do ramo e não deu outra: ao ingressar na vida adulta, foi atrás de unir o útil ao agradável. Chegou a ter lanchonetes dentro de academias, mas não era bem o que queria. Em 2017 é que realizou o sonho de abrir o próprio restaurante de comida japonesa, o Sangawa.

Junto com a concretização do objetivo, porém, vieram os contratempos. Sem organização financeira, as dívidas surgiram rapidamente e o estabelecimento já abriu as portas no vermelho.

De acordo com Maurício, uma sequência de fatos atrapalhou a decolagem do negócio, como a contratação de pessoas erradas e o roubo de um automóvel. “Tínhamos vendido nosso carro para usar o dinheiro e colocar no negócio. Pegamos um outro bem mais barato, mas com menos de um mês de uso, o roubaram”.

Além disso, a abertura da loja atrasou quase três meses. “Esse tempo parado fez minha conta do banco estourar. Parecia um pesadelo, nem gosto de lembrar”, desabafa. E acrescenta: “a coisa estava tão feia que até peso perdi, foram quase 8 quilos.”

Ou muda ou fecha

Em um almoço com o primo Alexandre Tagawa, Maurício comentou sobre a situação financeira em que se encontrava e recebeu o seguinte alerta: “ele logo falou que precisávamos mudar ou em menos de um mês iríamos quebrar, pois a dívida era muito grande.”

Com base em suas experiências anteriores, Tagawa montou um plano de ação para ajudar o primo a evitar a quebra. Ambos são bem próximos e o primeiro emprego de Maurício inclusive foi na agência de publicidade do primo, o que facilitou no processo de “consultoria” criado por Tagawa.

Organizando a casa

A palavra-chave para a mudança, segundo Maurício, foi organização. E é aí que entra a Filosofia do Bonsai. Isso porque, segundo o empreendedor, ele e sua esposa Juliana Santana, que são sócios, estavam tão desesperados com a situação que não conseguiam parar para pensar sobre o que fazer. “Ele falou que deveríamos acalmar e começar a organizar”, revelou.

Por conta das dívidas, o estado psicológico dos sócios ficou abalado e eles não conseguiam enxergar uma luz no fim do túnel. “Mesmo vendendo bem, existia muita desorganização. Acho que eu estava passando por uma fase tão difícil na vida do ponto de vista financeiro que acabou virando um desespero.”

Alexandre fez uma espécie de consultoria com o primo. Para isso, ele olhou tudo: conceito, caixa, gestão e descobriu o que eles estavam fazendo de errado. “Eles pegaram dinheiro em banco, se endividaram, não fizeram planejamento, não entenderam que tem juros”. Isso porque, ao antecipar com o banco os recebimentos dos cartões, as taxas são altíssimas. Além disso, ambos misturavam as despesas pessoais com as da empresa em uma conta só.

Entre as principais mudanças propostas por Alexandre estão: fazer um planejamento financeiro, definir um pró-labore, cortar gastos pessoais (reduzir o padrão de vida ao máximo a princípio), administrar as dívidas e priorizar o pagamento das mais importantes primeiro.

Disciplina

Enquanto isso, o casal está “pagando o preço” da desorganização e trabalhando pesado. Eles trabalham de segunda a segunda, de 13 a 14 horas por dia. É claro que se trata de um período de ajustes apenas para quitar as dívidas, e não será sempre assim. Segundo Maurício, o que o mantém é a felicidade de ter aberto a loja, mas em breve contratará um funcionário para ajudar.

“O mais difícil de cortar gastos é não ter funcionário, porque trabalhar direto sem descansar é bem complicado. Tem dias que tudo dói (referindo-se a dores musculares), mas sabemos que é para o bem.”

De acordo com Alexandre, o dinheiro está entrando e aos poucos o casal está quitando as dívidas. “Ele continua antecipando o crédito, então ele ainda está pagando uma taxa de juros alta. Até um tempo ele vai pagar, até fazer capital de giro suficiente para deixar de antecipar o cartão”, explicou.

Maurício afirma que está seguindo à risca as recomendações do primo. “Sempre falo que nunca mais quero passar pelo que passamos. Já ficou mais do que claro o que não devemos fazer.” E garante que está dando muito certo. “Tenho certeza de que até final do ano teremos o capital de giro que planejamos juntos.”

Equilíbrio para crescer

Assim como na vida, é preciso equilíbrio também nos negócios para alcançar a prosperidade, diz Alexandre, citando a Filosofia do Bonsai. “Ao abrir o negócio próprio, o equilíbrio chega com o planejamento. Se você pensar no curto prazo, você não vai conseguir crescer. E a paciência é fundamental.”

Segundo o empresário, na hora em que o casal entendeu o propósito em relação ao negócio deles e mudou a perspectiva de enxergar isso, eles conseguiram se organizar. A lógica é focar nas ações prioritárias visando os resultados no futuro. Para isso, é preciso saber onde se quer chegar. “Na hora que você consegue fazer esse desenho, automaticamente você consegue ter resultado.”

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: