Alma, Meditação

A importância de controlar os pensamentos negativos

14 de novembro de 2017

Você já parou para pensar em quantos pensamentos negativos passam pela sua cabeça diariamente? Especialistas em neurociência afirmam que a mente humana é mais voltada para o lado negativo do que positivo. Cabe a nós treinar o nosso cérebro para “domá-lo” e sermos fortes para pensar no lado bom das coisas; afinal, construímos a nossa realidade com base no que pensamos.

Temos mais pensamentos negativos?

Nosso cérebro produz de 12 mil a 50 mil pensamentos por dia, sendo que 80% deles são negativos, estimou a Fundação Nacional da Ciência norte-americana (National Science Foundation) em artigo publicado em 2005, de acordo com informações disponíveis na internet. Outras estimativas avaliam em 60 mil pensamentos por dia – sendo de 50 a 60% negativos.

Segundo o neurocientista Pedro Calabrez, é cientificamente comprovado que a mente humana é mais voltada para o lado negativo do que positivo. Por conta disso, precisamos exercitar o lado otimista dos pensamentos para que os pessimistas não nos consumam – assim como um músculo que fica flácido se não é utilizado.

“É fácil você perceber como a dor de perder mil reais é maior do que o prazer de ganhar mil reais. Curiosamente, a gente sabe que é a mesma coisa, mas a dor é maior”, afirmou Calabrez em entrevista à rádio CBN.

Calabrez afirma que é recomendável exercitar o pensamento positivo e o otimismo diariamente, o que só nos trará benefícios. Ele sugere a prática do Diário das Três Bênçãos.

Como controlar os pensamentos negativos

Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai, afirma que sempre teve muitos pensamentos negativos, como medo de as coisas darem errado, sentimentos de insegurança e incapacidade. “Vinham pensamentos das coisas darem errado em relação ao trabalho. Eu ficava com medo de perder cliente, por exemplo. Em relação aos pensamentos sobre a família também, tinha dias que eu passava o dia inteiro sentindo raiva.”

A prática diária de meditação, entoação de mantras por meio de rituais e exercícios físicos matinais é o que o tem ajudado a “combater” esses pensamentos negativos. Além disso, cuidar da alimentação também é importante para aumentar o sentimento de bem-estar. Ele garante que faz total diferença.

“Depois que eu passei a fazer a prática [da Filosofia do Bonsai] o sentimento negativo ainda existe, porém, quando ele vem eu canalizo ele, como se eu tivesse uma maneira agora de jogar para o universo, liberá-lo. Eu não deixo ele me dominar.”

Tagawa assegura que, apesar de os pensamentos negativos ainda pairarem sobre a sua cabeça, atualmente ele tem mais controle sobre eles. “Quando vem um nervoso, vem o desequilíbrio, eu respiro dez vezes. Quando terminam as dez respirações, a maneira que eu ia conduzir determinada situação vem mais amena, pois eu tenho um tempo de escolha”, explica.

Por meio da respiração ele consegue “mudar de canal”, passando da raiva para o autocontrole. “Antes eu oscilava mais. Tinha altos e baixos muito profundos. Hoje o meu dia é mais linear, graças à prática da filosofia.”

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Quero receber notificações: